Repositório Institucional do Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos

O Repositório Institucional do Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos (RIUniceplac) tem como missão armazenar, preservar e disseminar a produção científica acadêmica da Instituição. Todos os seus conteúdos estão disponíveis publicamente, ampliando assim a visibilidade da Instituição e dos seus pesquisadores dentro do universo acadêmico. Para quaisquer informações a respeito do Repositório, entrar em contato com a Biblioteca da Uniceplac, por meio do e-mail: biblioteca@uniceplac.edu.br, ou pelo telefone: (61) 3035-3905.

Uniceplac logo
 

Comunidades do RIUniceplac

Selecione uma comunidade para navegar por suas coleções

Agora exibindo 1 - 1 de 1

Submissões Recentes

Item
Insuficiência pancreática exócrina em cães: relato de caso.
(2022-07-20) Marques, Lucas Borges de Miranda
A insuficiencia pancreatica exócrina (IPE) é uma inaptidão do pancreas exócrino em produzir enzimas digestivas que auxiliam na digestão dos alimentos. Causada por uma atrofia acinar das células pancreáticas ela ocasiona sintomas de má digestão como diarreia seguida de esteatorreia, emagrecimento progressivo e polifagia. É uma doença consideravelmente comum em cães jovens entre 2 e 6 anos de idade e também pode acometer gatos. Cães da raça Pastor alemão, Rough Collie e Chow Chow possuem uma pré disposição racial para a IPE. Seu diagnóstico é realizado com base nos sinais clínicos e no resultado do teste de função enzimática do pâncreas. O tratamento consiste em repor enzimas que não são produzidas no pâncreas insuficiente, são usadas suplementações enzimáticas que são colocadas diretamente na alimentação dos animais. Quando descoberta precocemente e tratada a IPE apresenta um prognóstico bom, gerando uma boa qualidade de vida para o animal.
Item
A importância e os desafios das campanhas de vacinação antirrábica em cães e gatos - revisão de literatura.
(2022-07-20) Medeiros, Kessya Rejane da Costa
A raiva é uma das doenças mais antigas que se tem conhecimento, existem relatos que remetem a milhares de anos atrás, foi também descrita na literatura durante o século 15. É uma zoonose que afeta mamíferos de sangue quente, causada por um vírus de RNA, pertencente à ordem Mononegavirales, família Rhabdoviridae e gênero Lyssavirus. Louis Pasteur foi o pioneiro na busca da vacina, em 1981, com ajuda de vários colaboradores, conseguiu isolar o vírus da raiva, sendo de grande importância para a saúde pública. A sintomatologia depende do animal infectado. O diagnóstico em humanos é feito por imunofluorescência direta em impressão córnea, raspado de mucosa lingual ou biópsia de pele da região cervical. Atualmente são recomendadas duas possíveis medidas profiláticas, a de pré-exposição e a de pós-exposição. A vacinação anual de cães e gatos ainda é a maneira mais eficaz de prevenir a raiva nesses animais e por consequência nos seres humanos. Esse trabalho tem como objetivo fazer uma revisão de literatura acerca da importância e dos desafios das campanhas de vacinação antirrábica de cães e gatos.
Item
Hiperparatireoidismo secundário nutricional em sagui (Callithrix jacchus): relato de caso.
(2022-07-20) Brandão, Kadije Emanuelle Ribeiro
O hiperparatireoidismo secundário nutricional (HSN) é uma doença metabólica que acomete várias espécies de animais, e é caracterizada pela secreção compensatória aumentada do paratormônio, devido ao desequilíbrio na dieta, podendo estar associado a uma alteração na relação cálcio-fósforo, deficiência de cálcio ou vitamina D. Os saguis dependem de uma nutrição adequada em cativeiro, mas devido à falta de informação de alguns tutores o erro nadieta e no manejo pode acarretar sérios problemas. O objetivo do trabalho é relatar um caso de hiperparatireoidismo secundário nutricional em um sagui-comum (Callithrix jacchus), descrevendo a conduta clínica, diagnóstico e tratamento, e ressaltar a importância de uma orientação adequada ao tutor desses animais. O animal foi diagnosticado através do histórico, sinais clínicos e exames radiográficos; o tratamento se deu com base da correção da dieta e manejo ambiental. Finalmente,doenças nutricionais em saguis criados em cativeiros podem ser evitadas; o médico veterinário ao receber esse tipo de animal deve orientar o tutor sobre seu manejo, importância do check-up anual, nutrição e sanidade de forma a prevenir doenças futuras.
Item
Doença periodontal em cães na rotina clínica.
(2022-07-20) Silva, Joiciane Brito da
A Doença Periodontal é uma condição inflamatória dos tecidos de suporte do dente por causa do acúmulo do biofilme, que pode levar a perda de tecidos periodontais. Causada pela formação de placa bacteriana afeta o periodonto de sustentação dos dentes que inclui a gengiva, o osso alveolar, o ligamento periodontal e o cemento. A doença periodontal é a doença mais recorrente entre os cães, chegando a 85% em cães com idade superior a três anos. Tal acometimento tem sido de grande importância na rotina clínica de pequenos animais devido à sua alta prevalência, que aumenta de acordo com a idade, sendo a maior causa de perda dentária em cães adultos e é associada a sérias doenças sistêmicas. A forma mais efetiva de se prevenir a doença periodontal é a escovação dentária diária em cães e consultas regulares no médico veterinário, de preferência na área de odontologia veterinária. É imprescindível que o clínico de pequenos animais entenda a doença periodontal como um todo, desde da etiopatogenia, métodos de tratamento e prevenção.
Item
Pleuropneumonia traumática equina - relato de caso.
(2022-07-20) Santos, Jéssica Karem Alves dos
O aparelho respiratório é de extrema importância para sobrevivência de qualquer animal. As afecções dos sistemas respiratórios, em equinos provêm de diversas etiologias sejam ela infecciosa, traumática ou imunomediada, essas afecções merecem cada dia mais uma atenção especial, são responsáveis por grande parte da mortalidade em equinos. Com a evolução do conhecimento na medicina veterinária vêm tendo um aumento de sobrevivência dos animais acometidos com síndrome do tórax agudo. Tem sido estudado novos tratamentos e formas de diagnósticas. Exames complementares como o de ultrassonografia (USG) são de suma importância para a avaliar a extensão da afecção, avaliação da evolução do quadro clínico averiguação de comprometimento de estruturas. O objetivo deste trabalho foi demonstrar os desafios causados pela pleuropneumonia em equinos, atestar novas terapias efetivas e consequentemente diminuindo o tempo de internação. Os resultados obtidos no presente trabalho foram satisfatórios, apesar das recidivas que o equino apresentou a terapêutica instituída foi efetiva para esse caso e a paciente recebeu alta e qualidade de vida.