Repositório Institucional do Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos
O Repositório Institucional do Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos (RIUniceplac) tem como missão armazenar, preservar e disseminar a produção científica acadêmica da Instituição. Todos os seus conteúdos estão disponíveis publicamente, ampliando assim a visibilidade da Instituição e dos seus pesquisadores dentro do universo acadêmico. Para quaisquer informações a respeito do Repositório, entrar em contato com a Biblioteca da Uniceplac, por meio do e-mail: biblioteca@uniceplac.edu.br, ou pelo telefone: (61) 3035-3905.

Comunidades do RIUniceplac
Selecione uma comunidade para navegar por suas coleções
Submissões Recentes
Reabilitação bucal na primeira infância.
(2019-12-18) Policena, Guilherme Miranda
As destruições coronárias em dentes decíduos, podem acarretar em alterações oclusais, distúrbios fonéticos, comprometimento estético, essa lesão geralmente está associada a doença carie. Nesses casos devido à importância desse elemento é indicado o tratamento reabilitador impedindo disfunções e instalações de hábitos deletérios. A escolha desses materiais cabe ao cirurgião dentista, tendo em vista aqueles que apresentam alternativas de fácil execução, resultados estéticos favoráveis e funcionais evitando impactos prejudiciais na vida das crianças. Os pinos de fibra de vidro apresentam características estéticas mais viáveis quando confrontado ao pino metálicos fundidos. Objetivo desse trabalho foi avaliar possíveis tratamentos, a escolha de materiais reabilitadores, retentores intracanais na reabilitação da criança na primeira infância. Os pinos de fibra vêm com quistando destaque por seus atributos semelhantes ao dente durante as reabilitações sua estética e determinante na sua escolha quando comparado aos núcleos metálicos fundidos.
Doença de alzheimer: características e orientação em odontologia.
(2019-12-18) Marques, Gabrielly de Oliveira
Na medida em que a expectativa de vida aumenta, crescem as doenças neurológicas, dentre elas o mal de Alzheimer, conhecida como demência senil do tipo Alzheimer e popularmente como Esclerose ou "caduquice". Levando em conta que a maioria dessa população perdeu parcialmente ou completamente os elementos dentários, gera-se a discussão quanto a necessidade dos cuidados e prevenção bucal de idosos. Um idoso portador da Doença de Alzheimer (DA) tem dificuldades na realização de tarefas do dia a dia, exigindo cuidados redobrados na higiene bucal. Diante dessas dificuldades, surge a necessidade de discutir entre os profissionais da área odontológica os cuidados e prevenção quanto à saúde bucal em idosos.
Tratamento da doença cárie não cavitada com infiltrante resinoso.
(2019-12-18) Araújo, Flávia Maria Lacerda
A doença cárie é uma disbiose, açúcar dependente que traz danos às estruturas do dente. As abordagens para a gestão de lesões de cárie mudaram nos últimos anos de forma dramática, evoluindo do tratamento tradicional restaurador. Essa abordagem refere-se às técnicas preventivas, não invasivas ou minimamente invasivas. O presente trabalho tem como objetivo, por meio de uma revisão de literatura baseada em evidências científicas, apresentar os princípios do uso da técnica de infiltração de resina e as suas propriedades, bem como sua importância na prática clínica no tratamento das lesões de cárie inicial não cavitadas. A infiltração de resina deve ser considerada uma alternativa às restaurações invasivas, mas envolve a detecção precoce das lesões e a avaliação do risco individual de cárie, de modo a ajudar na conservação da estrutura dentária e evitar o trauma desnecessário para os tecidos dentários. Esta revisão bibliográfica revelou que a técnica de infiltração de resina é promissora para deter a progressão de lesões de cárie não-cavitadas, o que sugere que o infiltrante resinoso pode ser uma opção eficaz no tratamento das lesões de mancha branca.
Infecções nosocomiais causadas por biofilmes orais.
(2019-12-18) Gomes, Fernanda das Neves Silva Pinheiro
Estima-se que 80% das infecções humanas estejam relacionadas aos biofilmes orais. Eles podem desempenhar um papel essencial na etiopatogenia de várias enfermidades sistêmicas, tais como: doenças cardíacas coronárias, acidente vascular cerebral, endocardite, doenças respiratórias, entre outras. O paciente internado na unidade de terapia intensiva (UTI) tem uma higiene bucal totalmente insatisfatória, o que possibilita a colonização do biofilme oral por microrganismos patogênicos, especialmente por patógenos respiratórios. Diante das relações entre infecções nosocomiais e a condição bucal, faz-se necessária a manutenção da saúde oral.
Supranumerário: quarto molar retido.
(2019-12-18) Botelho, Ericson de Sousa
Os dentes supranumerários ou hiperdontia é uma anomalia que se caracteriza pelo desenvolvimento de um número aumentado de dentes, ocorrendo entre 01% e 3,8% da população em geral. Podem irromper de forma normal ou permanecer impactados e podem ser encontrados em qualquer região dos arcos dentários. Sua etiologia ainda não está bem definida, embora a maioria dos autores acredite na hiperatividade da lâmina dental. Quanto à localização, os supranumerários são classificados de acordo com sua morfologia e posição, apresentando maior prevalência no sexo masculino. Algumas síndromes podem estar associadas à hiperdontia. Este relato apresenta o caso de um paciente do sexo masculino com um dente supranumerário (quarto molar), destacando a importância do diagnóstico precoce para um adequado planejamento e prognóstico, evitando possíveis complicações patológicas decorrentes da hiperdontia.