Atendimento e manejo odontológico em crianças portadoras de Síndrome de Down.
Carregando...
Data
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
A Síndrome de Down (SD) é o distúrbio cromossômico mais comum que causa problemas mentais, uma trissomia do cromossomo 21, resultando vários fatores nessa criança, esse distúrbio foi descrito por John Langdon Down que nomeou de mongolismo, podendo ser diagnosticado durante a gestação, os SD tem como características gerais de: faces achatadas, posição mongoloide das fendas palpebrais, epicanto, nariz em sela pequeno, deformidades das orelhas, branquicefalia, região occipital achatadas, pescoço curto e achatado, baixa estatura, mãos e pés pequenos e largos, e são relatadas alterações no sistema endócrino-metabólico, envolvendo as glândulas tireóide e pituitária e no sistema hematológico e gastrointestinal, além de defeitos cardíacos, e de características bucais tem: mordida aberta anterior devido á pseudomacroglossia e hipotonia lingual, causando deslocamento dos dentes e mandíbula, respiração bucal; palato ogival; tonsilas e adenoide hipertrofiadas. Esse trabalho teve como objetivo revisar a literatura sobre o SD, ressaltando a relevância do atendimento preventivo precocemente pra qualidade de vida dessa criança, interação e o manejo adequado. Conclui-se que, o cirurgião-dentista deve possuir o conhecimento das características gerais, características orais e o nível de comportamento, proporcionando um atendimento precoce para prevenção de doenças futuras.
Descrição
Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - UNICEPLAC - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Curso de Odontologia, 2019.
Palavras-chave
Citação
GUIMARÃES, Letícia Mara. Atendimento e manejo odontológico em crianças portadoras de Síndrome de Down. Orientador: Letícia Diniz Santos Vieira. 2019. 7f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharel em Odontologia) - UNICEPLAC - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2019.