A influência do tratamento da depressão no prognóstico da retinopatia diabética.

Carregando...
Imagem de Miniatura

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Resumo

Introdução: Define-se retinopatia diabética (RD) como um conjunto de alterações retinianas e vítreas causadas pelo diabetes, sendo uma das maiores causas de cegueira no mundo entre 25 e 75 anos de idade. Ao analisar essa patologia, deve-se compreender ainda o estudo de outras patologias associadas, como a depressão, que apresenta um impacto significativo na qualidade de vida dos pacientes. O estudo direciona seus objetivos para compreender de forma aprofundada como o tratamento da depressão pode impactar o desfecho da retinopatia diabética. Metodologia: Fora realizada uma revisão de escopo, por meio de dados a partir de fontes secundárias. Fora utilizado o protocolo PRISMA-ScR para responder a pergunta de pesquisa e para garantir uma maior qualidade do estudo. Resultados: Os resultados obtidos fornecem insights valiosos sobre os mecanismos pelos quais diferentes tipos de tratamentos antidepressivos podem influenciar os eventos patológicos na retina. A revisão destaca lacunas no conhecimento existente, ressaltando a necessidade de mais pesquisas para preencher essas lacunas e fornecer uma base mais sólida para decisões clínicas informadas. Conclusão: Evidencia a relevância de considerar o tratamento da depressão como um componente integral no manejo da retinopatia diabética, ressaltando os impactos medicamentosos.

Descrição

Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - UNICEPLAC - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, Curso de Medicina, 2023.

Citação

HABR, Lara Elias; MOURO, Maria Fernanda. A influência do tratamento da depressão no prognóstico da retinopatia diabética. Orientador: Adriana Sobral Lourenço. 2023. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Medicina) - UNICEPLAC - Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos, 2023.

Coleções

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por